Home Destaque Estudante de Cajazeiras que foi selecionado para programa jovens embaixadores 2018 nos EUA, explicou como aconteceu a seleção. Confira Vídeo!

Estudante de Cajazeiras que foi selecionado para programa jovens embaixadores 2018 nos EUA, explicou como aconteceu a seleção. Confira Vídeo!

A reportagem da TV Sertão da Paraíba, esteve entrevistando Roberto Rivelino Ribeiro Carlos Filho, 16 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, da cidade de Cajazeiras.Ele vai representar a Paraíba na próxima edição do Programa Jovens Embaixadores. O cajazeirense foi selecionando juntamente com outros 49 estudantes da rede pública de todo país, incluindo de institutos federais, para um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos a partir de janeiro. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Roberto Rivelino nos explicou como aconteceu a seleção:

“ O programa jovens embaixadores é uma iniciativa do Estados Unidos no Brasil para que jovens embaixadores sejam capacitados em Washington, quanto em estados a parte”, disse.

_Conheci o programa através da internet, na internet pode ver que programa voltado para jovens de escolas públicas e que tem voluntariados na sua comunidade e fui selecionado a partir de várias etapas: primeiro me inscrevi, depois pediram à documentação e carta voluntariado.

Rivelino passou por uma prova oral e escrita, ambas em inglês e a partir dessa seleção escrita e oral ele foi selecionado como finalista, logo após sair o resultado em 31 de Outubro cujo ele foi selecionado como jovem embaixador da Paraíba .

“Fui o único selecionado da Paraíba iremos para Washington durante uma semana , fazer visitas a locais importantes e públicos, capacitação e temática voluntariada e duas semanas em um outro estado no interior dos Estados Unidos para conhecer a cultura e dar aulas em escolas públicas dos EUA”.

O intercâmbio contempla visitas a Washington e aos prédios da capital administrativa; participação em reuniões em órgãos públicos e privados sobre responsabilidade social e liderança jovem, além de visitas a escolas públicas e projetos sociais em Estados anfitriões. Os jovens também conhecerão autoridades do Governo e fortalecer seu perfil de liderança.

No dia 09 de Janeiro o estudante Roberto Rivelino filho embarca para Brasília, lá ele e outros jovens embaixadores de outros estados terão orientações de como será o programa e no dia 12 de Janeiro ele embarcará para os Estados Unidos,  retornando a Cajazeiras no dia 04 de fevereiro.

O Diretor do Colégio Estadual Monsenhor Constantino Vieira (Comercial), Fausto Albuquerque esteve falando do orgulho desse brilhante aluno que é representar a escola Comercial em destaque internacional

“ É com muito prazer que estamos enviando para o exterior um dos nossos alunos. Roberto Rivelino vai representar a Paraíba entre 50 alunos daqui do Brasil, isso só nos faz enriquecer”, relatou Fausto.

“Ficamos orgulhosos quando vemos um fruto do nosso trabalho, eu quero parabeniza-lo ele e a família dele, como também a família Comercial está alegre com seu desenvolvimento”.

O embaixador Rivelino finalizou com uma mensagens para todos os jovens estudantes

“Que vocês persistam nos seus sonhos, sonhem grande que vocês irão conseguir altas vitórias”.

O Programa – O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 522 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. O Programa Jovens Embaixadores é hoje realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

O intercâmbio estudantil é direcionado para jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.


Encontre as notícias que estão movimentando as redes sociais em um só lugar, de um jeito fácil e com credibilidade. Acesse: tvsertaodaparaiba.com.br

TV SERTÃO DA PARAÍBA
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Flamengo e Santos começam a negociar acordo por Zeca

Flamengo e Santos começaram a negociar um acordo por Zeca. Os clubes entendem que é possív…