CidadesEventosGeral

VÍDEO: Bloco de Cajazeiras que combate violência às mulheres no carnaval homenageia professora militante: Confira!

A professora universitária, doutora Mariana Moreira, natural de Cachoeira dos Índios foi homenageada no bloco carnavalesco.

Pelo oitavo ano, o bloco feminista “Amélia Nunca Mais” saiu às ruas de Cajazeiras no carnaval levando alegria, mas também engajamento social. Tendo à frente lideranças históricas do movimento feminista da cidade, o bloco tem a função de combater a violência contra mulher durante a folia de Momo com ações de conscientização.

“O compromisso social é fazer o enfrentamento, o combate à violência contra as mulheres em Cajazeiras no período do carnaval, porque é nesse período que se acentua mais essa violência. O objetivo é fazer com que a gente passe esses quatro dias pautando a questão da igualdade entre homens e mulheres, gênero e combate à violência”, sintetiza a secretária de Políticas Públicas Para Mulheres, Laurecy Penaforte, que é uma das organizadoras do bloco.

Mais uma vez os participantes do “Amélia Nunca Mais” distribuíram panfletos que orientam as pessoas a saberem o que é uma ação de assédio e violência contra mulher e também como elas devem agir caso sejam vítimas desses crimes.

“Quando chega esse período carnavalesco as pessoas pensam que podem fazer tudo, e aí alguns homens machistas querem se aproveitar do corpo das companheiras mulheres. Nós estamos orientando os homens de que quando a mulher não permite que seu corpo seja tocado, a partir daí é assedio e assédio é crime. Que a gente possa fazer dessa festa uma brincadeira com dignidade e muito respeito às mulheres”, completa Laurecy.

O bloco saiu nesse domingo, dia 11, às 16h, com concentração na Praça João Pessoa e seguirá por ruas e avenidas do Centro até a Praça do Frevo, por trás da Prefeitura.

Esse ano o “Amélia Nunca Mais” homenageou a professora Mariana Moreira, uma das mais emblemáticas militantes do movimento feminista em Cajazeiras e que também está à frente de outros movimentos sociais. Mariana leciona no campus local da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também tem participação importante na imprensa como radialista e colunista. Ela é natural de Cachoeira dos Índios.

CONFIRA TODAS AS FOTOS CLICANDO AQUI!


 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar