Apenados do aberto e semiaberto serão monitorados por meio das tornozeleiras eletrônicas em Patos

O programa monitora os reeducandos 24 horas por dia.

Uma parceria entre a Vara da Execução Penal (VEP) de Patos, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública do Estado e da Gerência do Sistema Penitenciário (Gesipe) vai permitir a implantação do sistema eletrônico de vigilância de presos, conhecido por Tornozeleira Eletrônica, a ser aplicado em 100 apenados dos regimes aberto e semiaberto da Comarca de Patos. O comunicado da inédita iniciativa no Sertão do Estado ocorreu nessa quarta-feira (4), no Fórum Miguel Sátyro. Uma portaria, assinada pelo juiz Ramonilson Alves Gomes, titular da VEP, com detalhes sobre o funcionamento do programa, será publicada nos próximos dias.

Após uma série de estudos entre os setores que acompanha o sistema prisional no Estado, o juiz Ramonilson Alves escolheu o programa por considerá-lo mais protegido e que contribui para a diminuição dos gastos na área. “É um sistema sofisticado e seguro, extremamente eficiente, e que também tem reflexo na área de segurança pública. Representa uma economia de variadas ordens para o Estado, pois diminui a quantidade de pessoal, gastos com alimentação e vigilância em geral, além de permitir, para os presos, o conforto de permanecer em casa”, considerou.

O programa monitora os reeducandos 24 horas por dia, permitindo-lhes que sejam recolhidos em suas residências à noite ou finais de semana, e não mais no Presídio Masculino Romero Nóbrega ou no Regional Feminino. Serão 70 homens e 30 mulheres que iniciarão o programa.

O comunicado da iniciativa no Sertão ocorreu nessa quarta-feira (4), no Fórum Miguel Sátyro (Foto: Patos online).

De acordo com o juiz Ramonilson Alves, muitos delitos são praticados por egressos do sistema fechado e que, portanto, estão nos regimes aberto ou semiaberto. “Com o monitoramento, agora fica mais fácil descobrir a autoria, já que os relatório diários, que são enviados para a Vara, apresentam a hora e local exatos de onde o apenado se encontra”, informou.

A implantação do programa ocorreu quando surgiu a demanda para a transferência dos presos para o novo Presídio que será entregue na Comarca, construído por meio de uma parceria público-privada entre a Faculdade Integrada de Patos (FIP) e o Governo do Estado.

“Analisamos diversos fatores, como a segurança e facilidade de acesso. Dentre as opções que surgiram, a tornozeleira eletrônica foi a melhor que se apresentou. O Governo garantiu que tinha disponibilidade, através de um convênio com a União, e resolvemos instalar”, afirmou o magistrado.


Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

TV Sertão da Paraíba com TJPB
Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"