CidadesEventosGeral

Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras e Região Circunvizinhas – APAA – realiza um momento de confraternização: Confira!

Aconteceu na manha desta segunda feira 26 de setembro de 2017 na Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Cajazeiras e Região Circunvizinhas – APAA – localizada na Trav. São Vicente de Paula nº 56 – Bairro: Centro – Cajazeiras – PB.
Um momento de confraternização em seguida um café da manha para todas as mães e crianças participante da APAA, realizado pela turma do 5º período do Curso de Direito da FAFIC “Os Legalistas”.
Segundo um dos discentes a mesma destaca a importância do conhecimento sobre o Autismo, e do apoio a Associação, “melhor qualidade do ser humano é fazer o bem”.

Em seguida aconteceu uma roda de conversa de todas as mães presentes com a Assistente Social do INSS de Cajazeiras Andreia Beatriz falando sobre o BPC.

Foi um momento muito importante para o fortalecimento da causa do Autismo, pois os nossos filhos ainda sofrem muito com o preconceito e exclusão, por eles terem alguns comportamentos diferenciados de outras crianças. Mas na associação encontramos esse apoio e percebemos que não estamos sozinhas nessa luta (relato de uma mãe).

Em nome de todas as mães agradecemos imensamente o apoio e a solidariedade dos alunos do 5º período do Curso de Direito da FAFIC “Os Legalistas” e a Assistente Social do INSS de Cajazeiras – PB.

Pois conhecer a fundo uma pessoa com Autismo pode trazer um aprendizado especial para nossas vidas. Assim como um diamante precisa ser lapidado para brilhar, uma pessoa com Autismo merece e deve ser acolhida, cuidada e estimulada a se desenvolver.

TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, dos quais o autismo faz parte, associado ao transtorno do neurodesenvolvimento mental ou comportamental com ou sem comprometimento da linguagem (DSM-V-F84.0,2012-2013). A partir da noção de que este fenômeno envolve uma série de fatores, intra e extrafamiliares os quais afetam a todos, sua compreensão não pode ocorrer com base em relações lineares entre possíveis causas e seus efeitos, de forma reducionista. Sendo suas causas ainda e cura desconhecidas.

As crianças com autismo normalmente tem dificuldade em: brincar de faz de conta, interações sociais, comunicação verbal e não verbal, faz movimentos corporais repetitivos, são atraídos por objetos circulares, brincam sempre empilhando seus brinquedos e sempre repete palavras ou trechos memorizados […] Mundo Singular (Silva,2012,p.15) .

 

TV SERTÃO DA PARAÍBA

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar