Home Geral ATENÇÃO: Prazo para sacar o abono do PIS termina no final da semana; fique de olho!

ATENÇÃO: Prazo para sacar o abono do PIS termina no final da semana; fique de olho!

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP relativo ao ano-base 2015 termina nesta sexta-feira (30). O valor do benefício varia entre 78 reais e 937 reais, dependendo do tempo trabalhado.

O PIS é o Programa de Integração Social e o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Eles são contribuições sociais feitas pelas empresas para financiar os benefícios do seguro-desemprego e do abono salarial.

O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) . Já o PASEP é destinado aos servidores públicos.

No site do Ministério do Trabalho, é possível checar se você tem direito ao benefício com o CPF ou número do PIS/Pasep e a data de nascimento.

Quem pode sacar?

Para ter direito ao saque, o trabalhador deve estar inscrito nos programas PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2015, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é preciso que as empresas tenham informado corretamente os dados dos trabalhadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Se o trabalhador perder o prazo para o saque, os valores não requeridos serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e só poderão ser sacados posteriormente por meio de ação judicial.

Como sacar?

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode retirar o valor nos terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou em uma Casa Lotérica.

Se a pessoa não tiver o Cartão Cidadão, ela poderá receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0227.

Já os servidores públicos que desejam sacar o abono do Pasep precisam verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800 729 0001.

Exame

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por WEGLEYSON DE SOOUZA
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Vídeo mostra explosão e tiros em assalto a banco em São José de Piranhas: Confira!

Na madrugada desta segunda-feira (16), a agência do Banco do Brasil (BB) da cidade de São …