Bandeirinha no carro exige cuidados para evitar acidentes; veja orientações

Em resumo, o motorista deve prender bem a bandeirinha para que ela não caia do carro e, em caso de pintura ou adesivagem, deve respeitar o que diz o CTB

A seleção brasileira disputa a Copa do Mundo e, como forma de celebrar o momento, os brasileiros usam adereços e enfeites por todos os lados. Nos veículos não é diferente. Motoristas usam as famosas bandeirinhas, mas devem ter cuidado na hora de fixá-las nas janelas. O Portal conversou com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran), que orientou sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

De acordo com o BPTran, não há nenhuma regra sobre o uso das bandeirinhas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas elas precisam ser adequadamente fixadas para que não sejam arremessadas do veículo em movimento e não prejudiquem a visibilidade ou a segurança dos motoristas.

“O CTB não proíbe bandeirinhas nos carros, mas o uso indevido delas pode acarretar outras infrações que estão presentes no Código. Caso a bandeira esteja atrapalhando a visibilidade dos motoristas, altere as características do veículo ou se desprenda da janela, por exemplo, além de infração, representa um risco à segurança do próprio motorista e dos demais cidadãos no trânsito. É preciso cuidado”, orientou o aspirante Martinez, coordenador do BPTran.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, o veículo também pode ser adesivado ou ter a superfície pintada em até 50%, conforme dispõe o artigo 14 da Resolução 292/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Se a adesivagem do carro predominar mais que a cor original do carro também é considerada infração. É preciso cautela na hora de enfeitar o veículo para não alterar as características dele”, concluiu Martinez.

Em resumo, o motorista deve prender bem a bandeirinha para que ela não caia do carro e, em caso de pintura ou adesivagem, deve respeitar o que diz o CTB sobre a transparência dos vidros e a cor original do veículo.


Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

Portal Correio
Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"