Home Geral Cajazeirense ganha batalha judicial no Superior Tribunal de Justiça em Brasília e vira destaque nacional; Entenda história da idosa que conseguiu êxito junto ao STJ

Cajazeirense ganha batalha judicial no Superior Tribunal de Justiça em Brasília e vira destaque nacional; Entenda história da idosa que conseguiu êxito junto ao STJ

Uma disputa no Superior Tribunal de Justiça em Brasília deu ganho de causa a cajazeirense, Izaura Roberto Dantas, 94 anos de idade. O bem disputado era um papagaio, que ganhou o nome da dano de Leozinho. O fato foi destaque em um dos maiores sites do Brasil, a Folha de São Paulo.

Entenda
Uma decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), garantiu que Izaura, natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba continuasse com a posse de um papagaio, com quem convive há 17 anos. A decisão manteve o entendimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Há aproximadamente sete anos, após uma denúncia anônima, a aposentada travava uma disputa na Justiça pelo direito de continuar com o papagaio.
As informações do site dão conta que Izaura teve uma crise de pressão alta após receber a visita de um fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente em sua residência. A aposentada entrou na Justiça e conseguiu um pedido de tutela antecipada para evitar a apreensão do papagaio.

A decisão do TRF5 foi contestada pelo Ibama sob a alegação de que os animais silvestres mantidos em cativeiro irregular devem ser apreendidos para serem liberados em seu habitat ou entregues a jardins zoológicos.

Em sua justificativa, o ministro disse ter sido constatado que o papagaio está totalmente adaptado ao ambiente doméstico e não há indícios de maus-tratos. Segundo ele, um eventual mudança desse entendimento, como pretendia o Ibama, exigiria reexame de provas, o que não é admitido em recurso especial.

DIÁRIO DO SERTÃO

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Raquel Vianna
Carregar mais em Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Além disso, verifique

Em Cajazeiras, New Ótica anuncia novidades e se destaca em promoção para o mês de julho -Confira!

A loja New Ótica lança uma super promoção para o mês de julho, na sua unidade em Cajazeira…