Comissão de Direito do Consumidor participa de ação para assegurar o direito à prioridade no atendimento das pessoas com autismo

Os estabelecimentos públicos e privados, fornecedores de serviços e produtos, deverão afixar em local visível placas com símbolo mundial do autismo, com o objetivo de atendimento prioritário.

No último dia 24 do corrente mês e ano, a Comissão de Direito do Consumidor da OAB – Subseção Cajazeiras, representada por seu Presidente, o Dr. Lívio Augusto Abreu, se fez presente no evento/marco realizado pela ONG Instituto Cativa, em alusão a vigência e cumprimento da Lei Estadual 11.090/18, que insere o símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento preferencial em instituições privadas e públicas.

Na ocasião, o Dr. Lívio destacou que a referida lei é de extrema importância para garantir uma maior qualidade ao acesso das pessoas autistas e seus acompanhantes aos serviços utilizados por estes, sejam eles na esfera privada ou pública.

Os estabelecimentos públicos e privados, fornecedores de serviços e produtos, deverão afixar em local visível placas com símbolo mundial do autismo, com o objetivo de atendimento prioritário.

Foi realizado após o evento um mutirão para a divulgação e fixação das novas placas em diversos estabelecimentos privados do comercio da cidade de Cajazeiras, sendo estes: supermercados, shopping centers, agências e correspondentes bancários, farmácias, restaurantes, clínicas e demais estabelecimentos próprios da relação consumerista.

Ainda dentro da programação deste dia, a Comissão de Direito do Consumidor participou, ao vivo, do programa Linha de
Frente, na rádio Patamuté FM, onde foi destacado como a comissão irá atuar para que a referida lei seja cumprida, bem como passado aos cidadãos o caminho a ser seguido em caso de descumprimento desta.

O Autismo é um tema de extrema importância, e que deve ser tratado desde já, pois as entidades internacionais que acompanham a evolução do TEA (Transtorno do Espectro Autista) no mundo afirmam que uma à cada três crianças nascerá com alguma gradação do espectro autista a partir das décadas de 2030/2040. Do ano de 2002, estima-se que apenas uma criança em cada 150 era diagnosticada com autismo, e dez anos depois, em 2012, os números subiram exponencialmente, passando para uma criança nascida com autismo a cada 68. Atualmente, esta proporção está em 1 para cada 51 nascidos.

O não cumprimento desta Lei acarretará ao infrator multa de 30 (trinta) UFR-PB (Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba), cerca de R$ 1.500,00, devendo tal multa ser recolhida ao Fundo Estadual de Assistência Social.

Assim, todos os seguimentos precisam estar unidos para transmitir a informação, preparar e oferecer tratamento adequado que possibilite a evolução e a inclusão dos autistas.


Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

#DireitodoConsumidor
#OABCajazeiras
#AindaMaisCompromisso
Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"