Home Geral Confira dicas para tirar uma boa nota na redação no Enem

Confira dicas para tirar uma boa nota na redação no Enem

A redação é um dos maiores desafios dos alunos na hora de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O texto exige planejamento de tempo e conhecimento sobre assuntos da atualidade para um bom desempenho na prova.

No Enem, a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas. Os temas geralmente partem de uma situação política, social ou cultural. A versão final deve ser escrita em caneta preta, necessariamente, e será corrigida por dois professores de forma independente.

Nas edições anteriores do exame, desde 2009, quando a nota do Enem passou a ser usada como método de seleção em instituições de ensino superior e técnico, os temas envolveram assuntos da atualidade, relacionados à cidadania e questões sociais.

Em 2016, por exemplo, o tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”; “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” foi o tema em 2015. Já em 2014, os candidatos tiveram que discorrer sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil” e “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, em 2013.

Para a professora de redação Fabiana Freitas, do projeto de pré-vestibular Bora Vencer do Governo de Brasília, é muito importante que os estudantes entendam a estrutura social brasileira e saibam vincular os fatos novos ao processo histórico. “Tanto no que diz a lei, cultura, fatos históricos, grupos sociais, ele deve entender como a sociedade é construída”, esclarece a professora.

“O Enem gosta que o aluno perceba que o que existe hoje possui uma raiz histórica. O estudante deve, principalmente, manter-se atualizado no que diz respeito aos direitos das minorias sociais e a Constituição”, ressalta Fabiana.

De acordo com a professora, os alunos devem ficar bastante atentos ao vocabulário usado no texto, além da concordância e regência verbal e pontuação, já que é uma produção formal. Para identificar os erros frequentes, os alunos devem analisar a produção que foi corrigida ao longo do ano e tentar refazer os textos sem as falhas.

Tempo

O tempo é visto pelos estudantes como um inimigo, mas há estratégias para fazer a redação com calma, lembra a professora. “A primeira ideia é ir para a prova com um esboço mental, uma certa organização, porque o tema do Enem é geralmente previsível e isso aumenta a autoestima e evita o nervosismo”, recomenda.

“Outro detalhe é aprender a discorrer no texto tendo tópicos como base. Qual vou colocar na introdução? E na argumentação? Assim, o rascunho pode ser elaborado em tópicos e, na hora de passar o texto a limpo, o aluno tem maior facilidade de desenvolver”, conclui Fabiana. Com informações do Portal Brasil.

 Noticias ao Minuto

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Raquel Vianna
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba fala sobre Semana Nacional do Trânsito e também fala sobre provas que agora serão online e sobre a nova sede da CIRETRAN em Cajazeiras; Confira!

O advogado Agamenon Vieira da Silva, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), tam…