Em mais um projeto, professora Cajazeirense se destaca com crianças e coordena o projeto “Ler é divertido”, no colégio Definição: fotos e vídeo!

https://youtu.be/BT7HwmfOgpw

Recentemente a professora Josenilda Lira realizou o projeto no colégio Profissional Monte Carmelo a qual a mesma ensina na turma do segundo ano período da tarde.

A professora também coordena a turma do segundo ano no período manhã no colégio Definição a qual apresentou e coordenou o projeto “Ler é divertido” que também traz a finalidade de avaliar e motivar as crianças a ler e escrever bem.

VEJA TAMBÉM: DE PARABÉNS: Em Cajazeiras professora da Escola Monte Carmelo realiza primeiro concurso “ler bem e em voz alta” para os alunos do segundo ano: Vídeo!

1- APRESENTAÇÃO

Quando se fala em leitura, especialmente na sociedade brasileira logo se percebe 0 Brande índice. Ressalta-se que ler não se restringe a decodificação de letras ou palavras, mas a apreensão de seus significados, ou seja, é preciso se apreender a mensagem transmitida pelo conjunto de palavras que formam frases e textos.

Além de ter um valor técnico para a alfabetização, a leitura e ainda uma fonte de prazer, de satisfação pessoal de conquistar, de realização, que serve se grande estimulo e motivação para que o aluno jovens e adultos permaneça em sala de aula e dê continuidade a sua formação.

2-JUSTIFICATIVA

 Partindo desse contexto, pretendemos trabalhar leituras orais e escritas de forma significativa e prazerosa. A leitura parte do interesse do aluno, mas as atividades para desenvolver devem ser trabalhadas de formas variadas.

O objetivo deste estudo é despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, Levando o educando a refletir sobre seus atos, possibilitando que eles participem de situações de comunicação oral e escrita, como contar e recontar histórias, podendo também escreve-las, Formar leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, pincipalmente, em relação ao uso do que se faz deles nas práticas de ler é também, um modo de produzir sentidos.

3 Objetivos

2.1 Objetivos Gerais:

Contribuir para o processo de alfabetização e letramento das crianças dos 2ª ano e 1º ano que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita.

Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;

Propor situações didáticas que garantam, de maneira continua a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Decifração da escrita – o início da leitura

Um dia numa caverna, um homem começou a desenhar e encheu as paredes com figuras, representando animais,

Pessoas, objetos e cenas do cotidiano. Recebendo visitas de amigos, foi questionado sobre o significado dos desenhos. O homem começou a explicar os nomes das figuras e a relatar os fatos que os desenhos representavam depois, à noite, ficou pensando no que tinha acontecido e acabou descobrindo que Podia “ler’’ os desenhos que tinha feito”. Ou seja, os desenhos, além de representar objetos da vida real, serviam também para representar palavras que, se referiam a esses mesmos objetos e fatos na linguagem oral. Pode-se dizer que a moral desta história seria: quem inventou a escrita foi à leitura.

3.20 que vem primeiro, a leitura ou a escrita?

Para Cagliari:

No processo de alfabetização, a leitura precede à escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a Pessoa souber ler. Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura.

Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, O ato de escrever será simples cópia, sem significado.

(Cagliari, 1994, apud Massini-Cagliari, 1994, p. 26).

3.3 A leitura como atividade fundamental

Para Cagliari (1997), a atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos é a leitura. É muito mais importante saber ler do que saber escrever.

A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita é a leitura. E ler é um processo de descoberta, às vezes requerendo um trabalho paciente, outras vezes é feita de forma superficial ou lúdica. Pode-se ter então várias atitudes perante leitura. Ela é uma atividade profundamente individual e duas pessoas dificilmente a fazem da mesma maneira.

3.4 Atividades que colaboram para a decifração da escrita.

 É importante lembrar que saber para que serve a leitura e a escrita não é saber ler e escrever. Por isso, o desenvolvimento de atividades de produção/interpretação de texto podem ajudar o aluno a compreender os usos sociais da leitura e da escrita.

4- METODOLOGIAS/PLANO DE AÇÃO

Promover um aprendizado ativo, onde os conceitos que necessitam de uma memorização possam ser identificados nos próprios envolvidos. Portanto, selecionando conteúdos e escolhendo metodologias coerentes é possível envolver o aluno e desenvolver as competências e habilidades que lhe permitem as atividades. Montar o cantinho da leitura de forma organizada e acolhedora, construindo assim condições que motivam as crianças e facilitando a apropriação do conhecimento.

Serão feitos horários de leitura, desenhos sobre a história lida e ouvida dramatização, adivinhações, interpretações de textos, onde o livro será analisado nas partes mais sensacionais. Serão feitos também teatros com fantoches, explosão de ideias, imitações de personagens fazendo com que a criança entre no mundo da história como coadjuvantes. Todo o trabalho será desenvolvido por meio de dinâmicas e atividades pedagógicas. Recontar a história. Preencher ficha de leitura.

5-META:

O projeto tem como meta alcançar pelo menos 90% dos alunos, despertando0os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura e escrita.

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal tvsertaodaparaiba não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo após o encerramento das eleições de 2018.

Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140.

TV SERTÃO DA PARAÍBA

Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"