Home Brasil Entenda por que o Brasil é o primeiro país a discursar no evento da ONU

Entenda por que o Brasil é o primeiro país a discursar no evento da ONU

Desde 1947, o Brasil é o primeiro país a discursar no evento anual da ONU. Nesta terça-feira (19), Michel Temer abriu a 72ª Assembleia Geral da Organização e levantou uma questão: por que o Brasil é sempre o primeiro país a discursar no encontro?

Como destaca a revista Galileu, muitos acreditam que o fato se dá porque o Brasil teria sido o primeiro país a virar membro das Nações Unidas. Mas isso não é verdade. A ONU foi fundada por 50 países e, sim, o Brasil estava entre os fundadores.

Na segunda Assembleia Geral da história, o primeiro a discursar foi o então ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha. A partir de então, o Brasil passou a inaugurar o evento mais importante da ONU, mesmo que não existe uma regra escrita sobre isso.

Segundo a publicação, há quem acredite que essa estratégia foi adotada para evitar as tensões entre Estados Unidos e União Soviética, que iniciavam a Guerra Fria, e Brasil era um país considerado neutro.

Em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff foi a primeira mulher na história a fazer um discurso inicial na Assembleia Geral da ONU.

Noticias ao Minuto

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por WEGLEYSON DE SOOUZA
Carregar mais por Brasil

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Estudante que estava desaparecida é encontrada desacordada em apartamento após ingerir álcool e remédios

Claudilene Gonçalves, 22 anos, que estava desaparecida desde a noite desta sexta-feira (20…