Home Geral Instituições paraibanas entram em alerta contra novo ataque cibernético; entenda

Instituições paraibanas entram em alerta contra novo ataque cibernético; entenda

Após pouco mais de 30 dias, o mundo volta a ficar alerta com ciberataques ao redor do planeta nesta terça-feira (27). Em maio deste ano, ataque de hackers atingiram empresas de ao menos 74 países, incluindo o Brasil. A Paraíba, inclusive também foi alvo dos criminosos. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) teve 43 computadores infectados na gerência do órgão, o que deixou os beneficiários preocupados com as consequências. Porém, aparentemente o risco desta vez não chegou a terras paraibanas.

Comente no fim da matéria

A reportagem conversou com órgãos e repartições públicas e o clima é de aparente tranquilidade. Ministério Público Federal, Ministério Público da Paraíba, Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), bancos e outras instituições afirmaram que está tudo normalizado.

De acordo com Chefe do departamento do suporte de redes do MPPB, Felipe Sette, a situação está tranquila. “A principio, está tudo normal. Da outra vez, os gestores entraram em contato a respeito desta situação e a gente tomou medidas protetivas. Está tudo ok, o pessoal não reportou nada”, afirmou.

A assessoria de imprensa do MPF-PB também afirmou que está tudo tranquilo e que o sistema é altamente protegido. A Codata, que é responsável por, entre outras coisas, gerenciar o site do Governo do Estado, divulgou que após o outro ataque, os responsáveis tomaram todas as providências recomendadas pelas empresas responsáveis pelos principais softwares.

O site das prefeituras de João Pessoa e Campina Grande também não apresentaram problemas. O mesmo acontece com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que através de sua assessoria informou que, institucionalmente, não foi notificada de nada.

O ataque

Os principais alvos desta vez são sites de governos e de várias empresas ucranianas. Caso também está acontecendo na Rússia, Ucrânia, Reino Unido, Rússia e Dinamarca.

Rammom Monte

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Raquel Vianna
Carregar mais em Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Além disso, verifique

Em Cajazeiras, New Ótica anuncia novidades e se destaca em promoção para o mês de julho -Confira!

A loja New Ótica lança uma super promoção para o mês de julho, na sua unidade em Cajazeira…