Maia: ‘Não adianta parar Congresso para tentar votar Previdência’

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou nesta quinta-feira (18) a especialistas e investidores sobre a agenda legislativa do Brasil, na 22ª Conferência Latino-Americana do Banco Santander, em Cancún, no México.

Maia disse que, apesar de o foco da base aliada ao governo ser a reforma da Previdência, há espaço para outras propostas que podem ajudar a economia e serão levadas adiante enquanto não se consegue negociar a reforma. “Não adianta parar o Congresso por seis meses para tentar votar a reforma. Se houver votos, ela será aprovada, mas, enquanto isso, vamos levando outras pautas”, disse. As informações são da Agência Câmara.

Entre outras agendas que precisam avançar, o presidente da Câmara destacou o fim das desonerações da folha de pagamento, que já tem um acordo para votação. Além disso, deve-se votar uma regra para o cadastro positivo para diminuir o risco no mercado financeiro; rever regras do licenciamento ambiental; e uma renovação das regras de agências reguladoras, com independência verdadeira aos seus integrantes.

Suspensão de MPs

Maia voltou a criticar decisões da Justiça que suspenderam medidas provisórias. Ele disse que essas atitudes do Judiciário comprometem o Poder Executivo, que precisa gerenciar o governo e fazer mudanças rápidas. “O governo edita medidas provisórias, e ministros do Supremo dão liminar suspendendo os efeitos. Ocorreu com o aumento da contribuição de previdência dos servidores, de 10% para 14%; e na suspensão do aumento dos servidores federais. Com a diminuição da inflação, um aumento que era pequeno acabou sendo acima da inflação e precisava ser repensado”, disse.

O plenário do Supremo vai analisar esse caso e poderá reverter a suspensão. Além disso, um juiz suspendeu um artigo na MP sobre a privatização da Eletrobras, o que, na opinião de Maia, não poderia ocorrer. “Como pode um juiz de primeira instância querer fazer controle de constitucionalidade?”, indagou.


Encontre as notícias que estão movimentando as redes sociais em um só lugar, de um jeito fácil e com credibilidade. Acesse: tvsertaodaparaiba.com.br

NOTÍCIAS AO MINUTO
Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar
"Equipe de Plantão:"