Home Geral Morre 1ª mulher a ganhar ‘Nobel da Matemática’

Morre 1ª mulher a ganhar ‘Nobel da Matemática’

A iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher a ganhar a Medalha Fields, considerado Prêmio Nobel da Matemática, morreu neste sábado (15) aos 40 anos vítima de um câncer.

Maryam lutava contra a doença há quatro anos. Ela era professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua Medalha Fields foi conquistada em 2014.

Segundo o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a iraniana fez graduação em matemática na Sharif University of Technology em 1999 e doutorado na mesma área em Harvard, em 2004. No currículo de Maryam ainda há o Prêmio Blumenthal 2009 para o Avanço da Pesquisa em Matemática Pura e o Prêmio Satter 2013 da American Mathematical Society.

ANSA

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Emily Pereira Sinézio
Carregar mais em Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Além disso, verifique

Aliados de Temer estão confiantes que denúncia não passará

Faltando menos de uma semana para a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (…