Home Economia Produção da Opep cai em agosto para 32,76 milhões de barris por dia

Produção da Opep cai em agosto para 32,76 milhões de barris por dia

A produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diminuiu no mês passado pela primeira vez desde abril, num incentivo aos esforços do cartel para reduzir o excesso de oferta global da commodity.

Em relatório mensal publicado hoje, a Opep informou que sua produção caiu 79 mil barris por dia (bpd) em agosto ante o mês anterior, ou 0,24%, para 32,76 milhões de bpd. A queda foi possibilitada principalmente por um forte declínio no resultado da Líbia, mas foi influenciada também por cortes na oferta do Gabão, Venezuela e Iraque.

O documento vem num momento em que a Arábia Saudita, maior integrante e líder informal da Opep, debate se deve ou não estender um acordo para a redução da produção que vence em março de 2018.

Pelo acordo, assinado no fim do ano passado e renovado em maio, a Opep e dez grandes produtores que não pertencem ao cartel vêm tentando reduzir sua oferta combinada em cerca de 1,8 milhão de barris por dia. O propósito é aliviar o excedente de oferta e dar sustentação aos preços do petróleo.

O pacto, no entanto, não tem impulsionado as cotações do petróleo como se previa, em parte porque a oferta de óleo de xisto dos EUA cresceu significativamente.

No relatório, a Opep também destacou que a oferta fora do grupo recuou 32 mil bpd em agosto, a 57,68 milhões de bpd. Neste caso, o resultado foi influenciado por interrupções na produção dos EUA no Golfo do México, após a passagem do furacão Harvey, e pela diminuição da oferta do Mar do Norte e Casaquistão.

Ainda no documento, a Opep elevou sua previsão de avanço na demanda global por petróleo em 2017, para 1,42 milhão de bps, o que significa um leve ajuste para cima de 50 mil bpd.

A Opep projeta que sua produção em 2017 ficará em 32,7 milhões de bpd, alta de 500 mil bpd ante o ano passado, e chegará a 32,8 milhões de bpd em 2018.

Para a oferta fora do cartel, a Opep espera aumento de 780 mil bpd este ano e de 1 milhão bpd em 2018.

A Opep informou ainda que os estoques comerciais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) recuaram pelo terceiro mês consecutivo em julho, para 3,002 bilhões de bpd, mas continuaram 195 milhões de bpd acima da meta do grupo, de atingir a média dos últimos cinco anos.

Com informações da Dow Jones Newswires.
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Emily Pereira Sinézio
Carregar mais por Economia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

GTE e agentes da Delegacia de Cajazeiras estouram Boca de Fumo nesse sábado

Policiais Civis do GTE e da Delegacia de Cajazeiras prenderam na manhã desse sábado (23) p…