Quais são os riscos de engravidar tomando pílula anticoncepcional?

Heliégina esclarece as principais dúvidas relacionadas ao assunto.

Segundo Heliégina Pamieris, ginacologista e mastologista do Hospital São Camilo, em São Paulo, o risco é de apenas 0,1% se a pílula for usada corretamente.

“Ela é mais eficaz que o DIU, por exemplo”, explica as especialista. “O problema é que, às vezes, a paciente toma a pílula de maneira irregular. E aí a chance de engravidar cresce bastante. O maior problema hoje está em não ingeri-la na hora exata. O anticoncepcional oral é feito para ser tomado em um mesmo horário.”

Além disso, entram para o grupo de risco mulheres que estão passando por tratamento medicamentoso ou por disfunções estomacais e intestinais. A seguir, Heliégina esclarece as principais dúvidas relacionadas ao assunto.

ESQUECI DE TOMAR A PÍLULA, EXISTE UM INTERVALO DE SEGURANÇA?
“Sim. Dependendo do anticoncepcional, este intervalo varia entre 6 e 12 horas. Os mais modernos e que têm menor dosagem de hormônio, normalmente indicados para melhorar a pele e por ser diurético, se garantem no período mais curto, mas é importante deixar claro que, ainda assim, não é recomendado atrasar a ingestão.”

ESQUECI O COMPRIMIDO UM DIA, POSSO TOMAR OS DOIS JUNTOS NO DIA SEGUINTE?
“Tome num período de até seis horas de atraso para garantir a proteção. Caso você só note o esquecimento na hora de tomar um novo comprimido, ingira os dois juntos. Mas lembre-se que passadas 12 horas, a eficácia para a gravidez com certeza ficará comprometida. Esqueceu de tomar por mais de três dias seguintes? Pule os atrasados e continue a cartela apenas para evitar a irregularidade menstrual. Camisinha aqui é essencial.”

O QUE MAIS PODE INTERFERIR NA EFICÁCIA DA PÍLULA?
“A intervenção medicamentosa em casos de antibiótico, remédio para emagrecer, antidepressivo e ansiolítico diminui o efeito do anticoncepcional. Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela. A diminuição da eficácia se dá também em casos de vômito ou diarreia nas primeiras quatro horas após a ingestão da pílula do dia.”

ÁLCOOL BLOQUEIA A ATUAÇÃO DO ANTICONCEPCIONAL?
“Só se houver um episódio de vômito após o consumo excessivo de bebida álcool.”

É ACONSELHADO TOMAR COM ÁGUA OU A SECO?
“Não faz diferença, desde que seja a pílula seja deglutida completamente. Se o comprimido ficar entalado no esôfago, a absorção será afetada. Portanto, o mais aconselhado é ingerir com água para ter a certeza de que ele chegará até o estômago.”

DE DIA OU DE NOITE?
“Não faz nenhuma diferença, é uma questão de adaptação. Porém, uma vez que começou de dia, aquela cartela inteira tem que ser ingerida neste período. Se quiser trocar o horário, faça só a partir da próxima cartela. Durante os 21 dias não pode haver oscilação de horário.”

SUSPENDI OU TROQUEI DE PÍLULA, QUAIS CUIDADOS TOMAR?
“Se houver interrupção por um mês, reinicie o uso no primeiro dia da menstruação. Porém, no mês de retorno, é necessário usar camisinha durante os 21 dias de duração da cartela. O mesmo vale para a troca do anticoncepcional. No primeiro mês, ele será ineficaz na prevenção da gravidez e só ajudará a regular a menstruação.”

É ACONSELHADO DAR UMA PAUSA NA PÍLULA DE TEMPOS EM TEMPOS?
“Não, a não ser que a paciente esteja sangrando durante o consumo. Isso pode ser um sinal de atrofia do endométrio. Neste caso, a suspensão pode contribuir para que a parede do útero volte a crescer novamente.”

QUANDO TROCAR DE ANTICONCEPCIONAL?
“Quando não houve adaptação ou quando houverem sangramentos persistentes mesmo durante o uso correto.”

QUANDO TEM ESCAPE, ESTOU DESPROTEGIDA?
“Não. Escape é só um incômodo que acontece quando há atrofia do endométrio ou intervenção medicamentosa – só neste segundo caso a eficácia pode ser prejudicada. É considerado normal ter escape durante dois meses seguidos, mais do que isso é aconselhado trocar o anticoncepcional.”


Você também pode enviar informações à redação do portal tvsertaodaparaiba.com.br pelo Whatsapp 83 98886 4599 ou 99166-4140

Marie Claire
Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"