Rompimento de canal da transposição pode ter sido criminoso “VEJA VÍDEO”

Parede do canal de transposição do Rio São Francisco foi rompido entre as cidades de Terra Nova e Salgueiro (PE)

Equipes do Ministério da Integração Nacional estão trabalhando para consertar os estragos
Reprodução/internet
JC Online

Equipes do Ministério da Integração Nacional identificaram, na tarde deste sábado (10), um rompimento num pequeno trecho da parede do canal do Eixo Norte, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro, em Pernambuco.O ministério informou, através de nota, que técnicos estão no local atuando para recuperação da estrutura que deverá ser normalizada até amanhã. O comunicado diz ainda que “há evidências de que tenha sido um ato criminoso”.

TRANSPOSIÇÃO
Segundo o Ministério da Integração, há relatos de moradores que vivem no entorno afirmando que a ação tinha como objetivo desviar o curso d’água daquele ponto para que fosse possível encher um reservatório nas imediações. Ação semelhante aconteceu em junho do ano passado, num trecho no município de Cabrobó, no Sertão do Estado. O Ministério da Integração Nacional informa que já adotou todas as providências para o reparo da estrutura e que contará com o apoio da polícia para investigar o caso.

Em nota, o Ministério da integração informou que foi um rompimento pontual e técnicos já estão no local, atuando para recuperação da estrutura que deverá ser normalizada em até 48 horas. Também designaram equipes para verificar todo o perímetro e avaliar possibilidades de danos a comunidades no entorno.

Com o rompimento, as águas estão desaguando no Riacho Grande, que passa pelo distrito de Umãs em Salgueiro e seguindo até o município pernambucano de Terra Nova.

Ainda segundo o ministério, há evidências de que tenha sido um ato criminoso. A Polícia Militar de Pernambuco prendeu suspeitos de terem cometido o dano ao trecho. Moradores afirmam que os envolvidos queriam desviar o curso d’água daquele ponto para que fosse possível encher um reservatório nas imediações.

Em 02 de fevereiro deste ano, uma estrutura das placas de concreto de uma das estações de bombeamento da Transposição do Rio São Francisco também sofreu um rompimento em Cabrobó, no Sertão Pernambucano.

tv sertão da paraíba

Planos oferecidos em Cajazeiras-PB

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar
"Equipe de Plantão:"