Home Geral Secretário e ambientalistas se reúnem para formar o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cajazeiras

Secretário e ambientalistas se reúnem para formar o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cajazeiras

Ambientalistas se reuniram na manhã desta terça-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal, para discutir e ativar o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cajazeiras.

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cajazeiras (COMMAC) existe desde (1999), porém, nunca funcionou ativamente e, a partir de agora, na atual administração do prefeito José Aldemir, que tem à frente da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o ambientalista José Maria Gurgel, com sua equipe – vem estruturando a referida pasta, para executar as devidas ações de Políticas Públicas Ambientais no Município.

Com a ativação do (COMMAC), que é um pré-requisito para a execução do licenciamento ambiental e um dos principais instrumentos de gestão ambiental, as ações nesta área tomarão novos dias.

Na reunião, houve ainda uma palestra com a bióloga Maria das Dores Abreu “Branquinha Abreu”, que é servidora efetiva da pasta e, esteve até março do ano em curso à frente da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, quando foi preciso sair para concluir seu doutorado em recursos naturais. O projeto de tese de “Branquinha Abreu” é sobre Gestão Ambiental Municipal. Ela é parceira na estruturação da Secretaria de Meio Ambiente.

A pasta conta ainda, na Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental com o engenheiro ambiental José Lucas, que está se estruturando para exercer de forma legitima e efetiva sua função. O (COMMAC) tem uma grande importância dentro desse contexto.

Estiveram presentes, os representantes do (CREA), (IFPB), Nona Regional de Educação do Estado e, Procuradoria Jurídica. Vale salientar que o (COMMAC) é paritário -, composto por (dezoito) instituições: (nove) públicas e (nove) da sociedade civil organizada.