DestaqueEconomiaGeralNotícias

SINDIPETRO critica proposta que aumenta em 100% multa por atraso no pagamento do IPVA

Entidade apela para que deputados rejeitem projeto do Governo e diz que iniciativa é um atentado à economia paraibana

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba vem a público criticar duramente a iniciativa do Governo do Estado de apresentar um projeto de lei que estabelece novos critérios para o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta que tramita na Assembléia Legislativa por meio do Projeto de Lei nº 1.525/2017 e que prevê aplicação de multa de 100% no valor do IPVA, caso o proprietário do veículo não pague o imposto na data prevista, é um atentado a economia e um verdadeiro acinte aos paraibanos que já arcam com uma das mais altas cargas tributárias do país.

A entidade representativa da revenda varejista de combustíveis na Paraíba apelou para que os deputados estaduais rejeitem a proposta enviada pelo Executivo Estadual à Casa de Epitácio Pessoa, por se tratar de medida draconiana e que só prejudica o cidadão paraibano.

O SINDIPETRO-PB entende que a alta carga de impostos tem transformado a Paraíba numa espécie de coletoria ambulante e repercutido negativamente no comércio, com reflexos significativos na própria economia. Neste sentido, basta lembrar que o Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a gasolina, hoje em 30% no estado, é um dos mais altos do país.

O Sindicato explicou que o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo que precisa ser pago todo ano pelos donos de qualquer tipo de veículo. O valor do IPVA é feito com base no valor do veículo comprado, e sua quitação é um requisito para o licenciamento. Do total arrecadado por cada veículo, 50% vai para o governo estadual e os outros 50% para o município no qual o veículo foi emplacado.

Na Paraíba, o valor da alíquota do IPVA é de 2,5% para motocicletas, automóveis, micro-ônibus e caminhonetas. Para caminhões essa alíquota é de 1%.

• Encontre as notícias que estão movimentando as redes sociais em um só lugar, de um jeito fácil e com credibilidade. Acesse: tvsertaodaparaiba.com.br

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar