Home Economia Taxa de juros do cheque especial aumenta, diz Procon

Taxa de juros do cheque especial aumenta, diz Procon

Uma pesquisa de taxa de juros realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 4 de setembro, constatou alta na taxa média do cheque especial (de 13,38% para 13,41% ao mês), mesmo apenas uma instituição financeira elevando sua taxa. Os demais bancos mantiveram os juros cobrados em agosto. Fazem parte do levantamento: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,41% a.m.; superior ao mês anterior que foi de 13,38 % a.m., representando uma alta de 0,03 ponto percentual. A alteração da taxa de cheque especial foi promovida pelo Banco do Brasil, que elevou de 12,84% para 12,99% a.m., representando uma variação de 1,17% em relação a agosto.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados permaneceu a mesma do mês anterior, 6,34% a.m. Nenhuma instituição pesquisada alterou essa taxa. Veja o quadro comparativo:

Bancos empréstimo pessoal cheque especial
Banco do Brasil 5,99% 12,99%
Bradesco 6,30% 13,33%
Caixa Econômica Federal 5,70% 13,55%
Itaú 6,27% 12,99%
Safra 5,90% 12,60%
Santander 7,89% 14,99%

 

Confira aqui a pesquisa completa. O Procon-SP recomenda que consumidor somente solicite empréstimos nos casos de extrema necessidade, já que o mercado financeiro não está acompanhando na mesma proporção as sucessivas quedas promovidas pelo COPOM na taxa Selic. É fundamental avaliar se terá condição de honrar posteriormente com esse compromisso financeiro. Com informações do Procon-SP.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Raquel Vianna
Carregar mais por Economia

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

GTE e agentes da Delegacia de Cajazeiras estouram Boca de Fumo nesse sábado

Policiais Civis do GTE e da Delegacia de Cajazeiras prenderam na manhã desse sábado (23) p…